quarta-feira, 20 de maio de 2015

COESÃO E COERÊNCIA 2º E

Coesão e coerência textual
Quando falamos em COERÊNCIA textual, falamos acerca da significação do texto, e não mais dos elementos estruturais que o compõem. Um texto pode estar perfeitamente coeso, porém incoerente. É o caso do exemplo abaixo:
“As ruas estão molhadas porque não choveu”
Há elementos coesivos no texto acima, como a conjunção, a sequência lógica dos verbos, enfim, do ponto de vista da COESÃO, o texto não tem nenhum problema. Contudo, ao ler o que diz o texto, percebemos facilmente que há uma incoerência, pois se as ruas estão molhadas, é porque alguém molhou, ou a chuva, ou algum outro evento. Não ter chovido não é o motivo de as ruas estarem molhadas. O texto está incoerente.

Coesão textual
. Provém da forma como as relações lógico-semânticas do texto são expressas na superfície textual. Assim, a coesão de um texto é verificada mediante a análise de seus mecanismos lexicais e gramaticais de construção.
Exemplos:
"Os corvos ficaram à espreita."
As aves aguardaram o momento de se lançarem sobre os animais mortos."
"Gosto muito de doce. Cocada, então, eu adoro."
"– Aonde você foi ontem? – À casa de Paulo. – Sozinha? – Não, com amigos."
Os elementos de coesão também proporcionam ao texto a progressão do fluxo informacional, para levar adiante o discurso.
Exemplos:
"Primeiro vi a moto, depois o ônibus."
"Embora tenha estudado muito, não passou."

Coesão anafórica (para trás) realiza-se por meio de pronomes pessoais de 3ª pessoa  e os demais pronomes; também por numerais, advérbios e artigos.
Exemplo: André e Pedro são fanáticos torcedores de futebol. Apesar disso, são diferentes. Este não briga com quem torce para outro time; aquele o faz.
Explicação: O termo disso retoma o predicado são fanáticos torcedores de futebol; este recupera a palavra Pedro; aquele , o termo André; o faz, o predicado briga com quem torce para o outro time - são anafóricos.
Coesão catafórica (para a frente) realiza-se preferencialmente através de pronomes demonstrativos ou indefinidos neutros, ou de nomes genéricos, mas também por meio das demais espécies de pronomes, de advérbios e de numerais. Exemplos:
Exemplo: Qualquer que tivesse sido seu trabalho anterior, ele o abandonara, mudara de profissão e passara pesadamente a ensinar no curso primário: era tudo o que sabíamos dele, o professor, gordo e silencioso, de ombros contraídos.

Explicação: O pronome possessivo seu e o pronome pessoal reto ele antecipam a expressão o professor - são catafóricos.

Exercícios

Texto base
Falar em direitos humanos pressupõe localizar a realidade que os faz emergir no contexto sócio-político e histórico-estrutural do processo contraditório de criação das sociedades. Implica, em suma, desvendar, a cada momento deste processo, o que venha a resultar como direitos novos até então escondidos sob a lógica perversa de regimes políticos, sociais e econômicos, injustos e comprometedores da liberdade humana.
Este ponto de vista referencial determina a dimensão do problema dos direitos humanos na América Latina.
Neste contexto, a fiel abordagem acerca das condições presentes e dos caminhos futuros dos direitos humanos passa, necessariamente, pela reflexão em torno das relações econômicas internacionais entre países periféricos e países centrais.
As desarticulações que desta situação resultam não chegam a modificar a base estrutural destas relações: a extrema dependência a que estão submetidos os países periféricos, tanto no que concerne ao agravamento das condições de trabalho e de vida (degradação dos salários e dos benefícios sociais), quanto nadependência tecnológica, cultural e ideológica.
(Núcleo de estudos para a Paz e Direitos Humanos, UnB in: Introdução Crítica ao Direito, com adaptações)

01. Assinale a opção em que, no texto, a expressão que antecede a barra não retoma a ideia da segunda expressão que sucede a barra.
a) "realidade" (l.2) / " contexto sócio-político e histórico-estrutural do processo" (l.2 e 3)
b) "deste processo" (l.6) / " Processo contraditório de criação das sociedades" (l.3 e 4)
c) "Este ponto de vista referencial" (l.11) / "ideias expressas no primeiro parágrafo.
d) "Neste contexto" (l.14) / discussão sobre os direitos humanos na América Latina.
e) "desta situação" (l.20) / relações econômicas internacionais entre países periféricos e países centrais.

20 comentários:

  1. Oi, é no comentário que você responde as questões. Caso alguém não saiba, vão algumas dicas:
    1º passo: Clique em comentários para abrir a janela, que é o local onde você digitará suas respostas;
    2º passo: Publicar com sua conta, para o professor saber quem desenvolveu a atividade;
    3º passo: Digitar a senha fornecida pelo blog. Pronto você finalizou a atividade!

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    Respostas
    1. a letra (A) pois a palavra "realidade" " contexto sócio-político e histórico-estrutural do processo"

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  2. Alternativa (A). Porque a palavra "realidade" vem antes de contexto sócio-político e histórico-estrutural do processo.

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  3. Alternativa (A), pois a palavra ''realidade'' vem antes de "contexto sócio-político e histórico-estrutural do processo"

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  4. a) "realidade" (l.2) / " contexto sócio-político e histórico-estrutural do processo" (l.2 e 3).

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  5. a) "realidade" (l.2) / " contexto sócio-político e histórico-estrutural do processo" (l.2 e 3)

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  6. a) "realidade" (l.2) / " contexto sócio-político e histórico-estrutural do processo" (l.2 e 3)

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  7. helder , vinicius , rafael22 de maio de 2015 às 14:15

    alternativa A

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  8. Gabriely B. e Gabriela A22 de maio de 2015 às 14:18

    a) "realidade" (l.2) / " contexto sócio-político e histórico-estrutural do processo" (l.2 e 3)

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  9. Raiane, Gabriella Nunes e Bruna22 de maio de 2015 às 14:23

    Letra (A).

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